Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

terça-feira, 18 de março de 2008

A felicidade não tem misencene.

No sábado passado, eu conversava com um amigo, o Helder Quiroga, e chegamos a esta conclusão. A felicidade não tem misencene, não tem glamour, não desperta sentimentos extremados. A felicidade é tão simples e boba que nem merece uma cena. Passa nas sutilezas e muitas vezes a gente nem vê. Já disse a ela da necessidade de ser mais atuante e ela me disse que não quer, está disposta só a simplicidade e aos simples de coração. Baranga!


Já a tristeza, tem todo um espetáculo para ser produzido, é o drama, a dor, o peso, a câmera balançando, balas no ar, carros acelerando, e chute no estômago, falou o Michel Montandon, quando conversamos sobre isso no domingo.


Este papo tem sido recorrente em vários momentos e é motivado pelos males do mundo. Angustia, depressão, medo e stress são os sentimentos mais em alta no mercado. Ninguém tem tempo pra nada, tudo muito corrido. Fazer, ficar pronto e terminar são palavras de ordem e a Angustia uma acompanhante de primeira classe. Ela é uma jovem delicada e gostosa, que faz a gente correr, superar prazos, vencer metas e deixar nosso Pai-trão feliz. Ela massageia o nosso ego com idéias do tipo: você se supera sempre. Você consegue vencer esta loucura do dia-a-dia. Vai campeão, estou com você!


A Depressão é uma senhora mais glamourosa e fina. Veio da Europa, juntamente com a gripe, a cólera, a carie e as doenças venéreas. Tem aquela cara de falta de paciência, um olhar blasê super charmoso, várias jóias e muitos bens. Ela quer a atenção de todos, precisa ser paparicada e nas altas rodas ela é o máximo. Inclusive dizem que no jet set ela organiza grandes orgias com drogas lícitas e muito finas.


O Medo é um jovem fanfarrão que escreve nos jornais e revistas para mostrar toda a sua força para o resto da sociedade. É este belo mancebo que faz a gente andar com os vidros fechados, tremer as pernas quando precisamos encarar uma rodovia com possantes caminhões, não andar a pé pelo centro, esperar a qualquer hora uma crise econômica e claro, que o Lula te roube. Ele é completamente irresponsável e não pensa no outro, seu único pensamento é alimentar as páginas com notícias que vendem. E vendem mais que o jornal, vendem câmeras de segurança, carros mais possantes, casas mais seguras, escolas com grades, roupas elegantes, carro blindado, etc.


A Stress concorre em glamour e fama com a Depressão, são quase Mãe e Filha. Mas a Stress é mais jovem e bonita, namora com o Medo e está em todas as páginas de jornais. O que ela adora mesmo é participar de livros de auto-ajuda. O Antônio Roberto e você, é o seu melhor amigo. Mesmo que a capa do livro tenha sido: É possível ser feliz? Quem ocupa a maioria das páginas, é ela, a Stress e não com uma interrogação, uma muleta de acompanhante, mas com uma bela exclamação, uma varinha de condão.


Agora vem a revelação que eu li no copo de Brahma, que é Divindade Indu e não cerveja. O Medo, que namora a Stress, estava tendo um caso com a Angustia, dizem que já rolava há alguns anos. Quando a Stress descobriu foi um barraco: arrancou os cabelos, gritou, deu chilique, sapateou com o seu prada no capô da ferrari do Medo, foi um escândalo que vendeu mais revista que a Luciana Vedramini pelada. A Angustia, muito fina, procurou a Stress e conversaram muito. Foram mais de quatro horas sentadas no café com letras e três garrafas de Veuve Clicquot depois já estavam as gargalhadas. Chegaram a conclusão que o Medo é mesmo um putão e que eles vão ter um relacionamento a três. Uma coisa bem moderna com um quê de Jorge Amado as avezas: Sr. Medo e suas duas esposas.


Quem não gostou nada dessa história e de todo o bafafá que gerou, ocupando dias e mais dias na mídia, foi a Depressão. Para superar ela organizou várias festas, um final de semana inteiro na Jô, outro NaSala com direito a cascata de Veuve Clicquot e vários comprimidos coloridos decorando o lugar, a próxima será uma rave em escarpas e com uma surpresa: chega esta semana a BH, vindo direto de NY , ninguém mais, ninguém menos que o magnata, Desespero. Rico e influente empresário do petróleo, ele caiu de amores pela Depressão no último reveilon que passaram no atol de biquíni. O que realmente está abalando Paris em chamas e NY em brasas é que eles vão se casar. Um casamento totalmente moderno, muito mais glamouroso que o relacionamento a três do Medo com a Angustia e a Stress. Inclusive já conseguiram com o tio Propina uma reserva na igreja de Lourdes e a recepção será com a inauguração do maior espaço para eventos da cidade. É meus amigos, a dupla De-De, promete ser um ataque mais eficiente do que Tostão e Dirceu Lopes e vão causar mais que a dupla Bin-Bush em época de balanço financeiro das petroleiras. Aja energia!