Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jogo Político.

Quando ouvi a declaração devia ter anotado o nome do sujeito, mas distrai. Um dos coordenadores do comitê olímpico internacional foi questionado sobre a escolha do Rio para sede das olimpíadas de 2016, depois da derrubada do helicóptero no sábado passado. Ele tranqüilo e sincero respondeu: “nada se compararmos com o ataque terrorista que aconteceu em Londres, no dia seguinte ao anúncio da sede dos jogos de 2012 e matou 49 pessoas no centro da cidade. Os critérios do comitê são vários além da segurança.”

Jornalistas apressados ou mal intencionados na tentativa de fazer bonito para os editores e proprietários do jornal conseguem é um vexame. Custava fazer uma pesquisa sobre a violência nas cidades que já foram sede? Impressionante como a imprensa conquistou o papel de achincalhadora nacional. Acho importante um papel crítico e questionador que a impressa pode ter, mas o que fazem é outra coisa. Servem como cordeiros a empresários interessados em desestabilizar o governo e as instituições públicas.

E ai vem uma pergunta: o que um empresário ganha com a desestabilização do governo? E a resposta é simples: poder. Quem tem a capacidade de desestabilizar o poder constituído pode chantagea-lo ou manipulá-lo e mais, pode conseguir trocar estes governantes por outros, seus aliados. E o problema é exatamente este, o presidente é oposição a grandes meios de comunicação. É uma aberração esta faceta da política brasileira, o que provoca embates com o governo não é a oposição partidária, e sim, a oposição midiática.

O psdb se tornou um capacho da falha de são paulo e da veja, de acordo com as suas manchetes e capas o psdb define a sua agenda. Ainda não perceberam o tiro no pé que deram ao escolher uma estratégia onde a comunicação e a interação com o povo não é mais feita pelo partido e sim pelos seus representantes midiáticos. Órfãos de Duda Mendonça e com a imagem do partido desacreditada, acreditaram que era mais fácil usar os meios de comunicação para fazer o papel de interação com a população e assim expor menos o psdb. Lascaram-se, o partido continua perdendo credibilidade, a interação mídia/partido é cada dia mais nefasta e suas armações mais perceptíveis para o público. E o pior ainda não veio, quero ver quando a falha e a veja forem cobrar do os custos da assessoria de comunicação e relações públicas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

País dos Esportes.

Nunca antes na história deste país sediamos uma Copa do Mundo de Futebol e uma Olimpíada. Se o Lula não disse esta frase, ele pensou. Se não pensou deveria ter pensado. Não sei como conseguiram, se foi só uma pressão de várias personalidades que apoiaram ou se teve bola, uma graninha por fora. E acho que isso não faz a menor diferença.

O que importa é que celebraremos os dois maiores eventos esportivos do mundo em nosso território. Faltam sete anos para 2016 e tenho certeza que neste tempo muitos jovens e crianças sonharão com os índices olímpicos, com o pódio e os louros da glória. Sonharão com uma medalha de ouro e uma entrevista para a Globo. E neste tempo o mundo inteiro se voltará para nós. Seremos mais vistos, mais criticados, mais interpretados e talvez mais desejados.

Quando saiu o resultado da seleção do Rio como sede dos jogos olímpicos, logo escutei algumas frases do tipo: imagine o quanto vão roubar!? Não tem dinheiro para a educação, mas vão organizar os jogos olímpicos. Não sabem organizar um ENEM, mas vão organizar uma olimpíada. E foram muitas outras frases que os sofredores me falaram. Chamo de sofredores aqueles que ainda vestem a camisa de um Brasil miserável, incompetente, corrupto e fraco.

Impressionante como temos uma tendência pessimísta, mesmo com tanto otimismo no ar. Percebo isso como um problema de auto-estima do cidadão. Cansados de ver as nossas mazelas nos telejornais acabam por acreditar que elas são maiores que nossas competências. Acomodam-se diante do medo da violência e acreditam mais na possibilidade do fracasso do que no pódio.

Nunca fui um sujeito de competições, nunca fui um desportista e sempre achei uma bobagem correr para chegar primeiro, ou fazer gols para ser campeão. Apesar de ter pouca sintonia na prática dos esportes, sou um fiel admirador e sei da importância desses para a sociedade. E é por isso que mesmo que haja desvio de verba e outras tramóias, a qualidade de vida e auto-estima do Brasileiro só tem a ganhar com a realização destas festas esportivas por aqui.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sincronicidade.

Segundo Jung, o primeiro a definir o termo, sincronicidade são acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Ele também chama de coincidência significativa. Estes acontecimentos costumam ser reveladores e necessitam de compreensão e esta pode surgir espontaneamente em forma de um insight.

Segundo os místicos, começamos a perceber as sincronicidades a partir de certa idade com mais intensidade. Geralmente, quando estamos com os chácaras abertos e em sintonia com o universo, começamos a perceber e a transitar, mesmo que sem perceber, por outros planos e a fazer ligações entre eles. Assim conseguimos nos comunicar, trocando sensações, com pessoas queridas. Só que é preciso atenção e tranqüilidade para perceber.

Enquanto seguimos no fluxo veloz da sociedade moderna não percebemos a sincronicidade que nos conecta as outras pessoas. Quantas vezes você já pensou em uma pessoa e logo em seguida o telefone tocou e era ela? Quantas vezes você comentou que estava sentindo saudades de uma pessoa e depois soube que naquele momento ela estava pensando o mesmo a seu respeito? Quantas vezes já sentiu uma alegria sem explicação e depois descobriu que uma pessoa muito próxima comemorava uma conquista?

Pois é, fiquem atentos a estes momentos, responda-os com carinho. A modernidade tem o hábito de afogar estas delicadezas no turbilhão de sensações imediatas do cotidiano. Pessoas que estão o tempo todo sem tempo, que vivem correndo, que só tem tempo para o trabalho, não percebem. Toda vez que deixam de encontrar um amigo, de viver um momento feliz, para trabalhar, estão fechando estes canais de comunicação e se amarrando ao capitalismo estúpido e decadente.