Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Pela Serra

Este blog vai mudar radicalmente. Os contos e crônicas, serão trocados por artigos.

De hoje em diante me dedico a defender a minha, a sua, a nossa terra.

Pode parecer antigo, bobo e até inocente, mas chega de levarem a nossa terra a troco de banana. Vou começar gritando, daqui apouco, estou me acorrentando a serra, igual ativista do Greewpeace.

Nos últimos trezentos anos, Minas Gerais foi provedora dos minerais que mudaram e estão mudando o mundo. Foram mais de mil toneladas de ouro no século XVIII, deu para a Inglaterra bancar a guerra contra Napoleão e ainda fazer a Revolução Industrial. No século XIX foi tanto diamante que o comércio desta pedra mudou em todo o mundo. A partir do século XX nos tornamos um dos maiores fornecedores de minério de ferro no mundo. Sem contar outros minerais menos conhecidos e muito explorados por aqui, como o ferro nióbio, que produzimos 75% da produção mundial. Aliás, vou pesquisar sobre a importância deste para fazer um outro post.

O que motivou esta mudança, não foi a indignação de Drummond com as serras de Itabira que foram embora. Muito menos a revolta com a MBR que quer levar a Serra do Curral, cartão postal da cidade, para o outro lado do mundo. O que me deixou chocado foi a possibilidade de outro cartão postal desaparecer. A Serra da Moeda, pode virar um plano, sem nascentes, sem vegetação, sem nada. Uma mineradora já está fazendo as sondagens e pretende, a partir de 2009, começar os trabalhos.

Derrotistas, acomodados e pessimistas, vão zombar desta luta, vão apontá-la como em vão. Apontarão como ridículo um bando de gente se juntar para enfrentar um poder mundial. E mais, nos acusarão de ultrapassados, de querer barrar a evolução do mundo.

Argumentos não lhes faltarão, no entanto, me sinto adolescente, pronto para mudar o mundo e disposto a encarar qualquer parada. É esta vibração que garante o sucesso de qualquer empreitada, comecemos acreditando que é possível o novo, o diferente, para fazê-lo acontecer.

é ferro no sangue

ferro no chão e na alma

imã que me atrai



3 comentários:

Anônimo disse...

Fidel querido!!! Saudades de você!!
Adoro quando esse instinto adolescente volta, o sangue borbulha e a gente acredita de novo em mudança, em um mundo melhor! Desejo toda a sorte do mundo pros novos Ches! Que eles façam acontecer!!
Acho ótima a sua idéia mais ativista agora, mas confesso que vou ficar com saudades dos contos e das crônicas... vc só precisa escrever com mais frequência né!!!!
Se cuida,amigo!
Beijos
mi

Silvia disse...

Ei meu nego!!
A luta continua, companheiro...pero sin perder la ternura!!!
Abracemos a serra!!! Pense bem, lembra quando estavamos conversando sobre? Pois então, bóra montar plantão e revesamento em cima da serra, que ficará mais conhecida como Serra Pelados, não pela exploração, posto que a mineradora não se implantará. Fiquemos lá em cima, todo mundo pelado, para atrair bastante publicidade. Façamos um movimento neo-hippie libertário pela serra e a natureza de nosso país, um movimento de repercursão mundial. As armas, apenas a nudez que metaforiza a condição de terra para seus próprios filhos, nua e entregue, sem resistência.
Se necessário, eu realmente topo! Não tem mesmo mais lógica esta cavucação.
Bom, no mais, saudades gerais.
Ahhh...tenho blog novo, comecei ontem. www.cronicamentesana.blogspot.com
Dá uma vasculhadinha lá.
Beijo grande.

Anônimo disse...

Ok que o blog ia mudar... mas precisa demorar tudo isso pra atualizar hein senhor Fidelis???????
Posta logo!!!
Beijos
Mi