Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Não acredito em nada, mas desconfio de muita coisa.

A frase de Riobaldo Tatarana, personagem de Guimarães Rosa, sempre me inspira. É que tenho uma desconfiança danada das verdades e absolutismos. Dizem que é coisa de mineiro, que é desconfiado por natureza. Prefiro pensar que é herança genética, de um povo que veio desbravando estas terras e sempre na dúvida do que viria pela frente.

Não faço a mínima idéia do que vem por ai, mas minhas desconfianças me deixam cada dia mais confortável. Lendo uma reportagem publicada na Rolling Stone em 2007, encontrei um cientista para abalizar as minhas desconfianças. O Seu James Lovelock, que hoje está com 90 anos, tem algumas idéias bem claras sobre o aquecimento global e suas conseqüências. O aquecimento já é irreversível, as mudanças climáticas vão se acelerar e a humanidade nunca mais será a mesma. O planeta não tem como sustentar o nosso modelo de vida. Sobre a redução da emissão de carbono ele sugere: 25% do gás carbônico lançado na natureza é fruto da respiração dos homens e dos animais, se reduzirmos a população, diminuiremos a produção de carbono.

O fato é que Gaia não suporta mais a presença de tanta gente, ou melhor, não suporta o nosso modo de vida. Nossa evolução tecnológica não foi acompanhada de uma evolução moral – isso também é do Seu James – que proporcionaria um crescimento populacional sustentável. E agora meus amigos, não tem volta, bilhões morrerão, seca, pragas e fome vêm ai, e por mais que isso seja aterrorizante ou triste, é natural e necessário. Estou evoluindo meu pensamento, cada dia sou menos humanista e mais naturalista. É um escudo para me proteger da dor e o terror que virão.

Entender o ciclo natural das coisas é o início do pensamento para respeitar o planeta. No entanto, voltamos para o nosso umbigo e deixamos o resto se ferrar. Agora é hora de ver o circo pegar fogo, literalmente. Mas tem o lado bom, sempre tem, os que sobreviverem construirão uma nova humanidade, menos humana e mais natural, mais integrada ao todo, a Gaia. Então meus amigos, aproveitem a vida, aproveitem cada dia, curtam as coisas que gostam, tomem cerveja, fumem, namorem, fiquem com seus familiares e amigos. E estejam preparados para quando Gaia lhes disser que é para correr, porque o bichão vai pegar geral.

Um comentário:

Anônimo disse...

A frese correta é:
Eu quase que nada não sei...