Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

MestreSEO 3 em 1: Curso de SEO, redatores amadores e dinheiro fácil.

Resolvi pesquisar um pouco mais sobre a MestreSeo, que paga R$ 6,00 por texto com 300 palavras. Coloquei no google as palavras, mestreseo e dinheiro fácil, e acabei encontrando algo que não tem nada a ver com SEO. Muito menos é atitude de mestre.

As correntes que prometem dinheiro fácil são antigas, antes de existir a internet já existiam as correntes de cartas com dinheiro, que continuam existindo, e agora aproveitando a web. Não farei nenhum juízo de valor, cada um ganha dinheiro como bem deseja. Mas deixo os links para que vocês entendam a seriedade da coisa.

Como funciona a corrente de dinheiro, clik aqui.

Relatos sobre os golpes das correntes, clik aqui e aqui:

A MestreSEO vende cursos de aperfeiçoamento profissional, contrata profissionais amadores para fazer seus textos e para completar a renda promove correntes de cartas.

Nem o Dick Vigarista pensaria em tamanha artimanha.

5 comentários:

Rafael Damasceno disse...

Fala grande Fidélis!

Meus comentários sobre toda a situação que começou com um RT meu:

Resumidamente, acho que tudo é só um mal entendido. Mas vamos lá:

Eu vou tentar me policiar para não entrar na discussão de se eu concordo ou não com a prática de comprar textos por um valor pequeno visando alimentar estratégias de SEO. Não é o lugar nem o momento adequado para isso.

Mas o fato é que essa prática é muito, muito comum no mercado de SEO de qualquer lugar do mundo. Na verdade, poucas empresas tem a preocupação de pelo menos pagar para pessoas criarem textos. A maioria simplesmente copia de alguém ou cria robôs para "misturarem" conteúdos de vários sites e postar como novo.

Eu entendo perfeitamente que para alguém com a sua experiência e com um processo cuidadoso para produção de conteúdo, o valor em questão parece escandaloso. Mas eu acredito que em nenhum momento a Mestre SEO teve a intenção de contratar um profissional tão qualificado para aquele trabalho em questão.

Sem querer discutir demais detalhes técnicos, a verdade é que quanto mais conteúdo textual você tem indexado, mais visitas você trás. E melhor você consegue explorar a "cauda longa" dos mecanismos de busca. Eu imagino que você tenha seus questionamentos sobre o nível de alguns conteúdos poderem prejudicar a conversão/fidelização de um usuário. Mas acho que também temos que tentar entender que poucos clientes vão considerar financeiramente viável pagar por vários textos altamente qualificados para explorar a cauda longa do SEO.

E sobre a tal pirâmide que você postou, imagino que tenha sido apenas algum spam no fórum que eles não apagaram. Mas isso eles que precisariam dizer para ter 100% de certeza, claro.

Bom Fidélis, o que eu estou querendo dizer é que, ao mesmo tempo que eu entendo a sua surpresa com a situação, eu também entendo o lado da Mestre SEO.

E cara, eles são a empresa do ramo que mais colabora com a comunidade de Search brasileira. Antes deles terem conteúdos pagos/cursos, eles ficaram por um bom tempo publicando bastante coisa intereressante gratuita. Aliás, fazem isso até hoje. O Fábio, fundador da empresa, foi um cara prestativo e atencioso sempre que conversei com ele. E outra: eles começaram em Itajubá (mineirinhos como nós) e já estão com sede em SP. Tem um trabalho bacana e muita ralação bancando isso tudo.

Então Fidélis, sou seu fã, você sabe. Mas releva essa situação aí. :)

Luis Carlos Batista disse...

Na minha visão o que você relatou é um spam clássico e dizer que o dono do fórum é o responsável não faz sentido.

Acho infundado acusar alguém por spam que fazem na internet.

Luis

Fritélix disse...

Valeu Rafael!
Legal você me apresentar mais informações sobre a MestreSEO.

Mas atitudes acertadas não validam erros. Também não posso compactuar com uma questão simplesmente por afinidade de origens ou admirar o crescimento da empresa. Fatos que concordo com você.

Entendo a questão da produção em larga escala e da não necessidade de ser um texto de qualidade.

Mas aqui entra uma nova questão. Será que basta atrair o usuário até a página para que ele se torne cliente?
Será que basta o usuário ver a marca para realizar a compra?

Entramos nas questões de marketing, onde a fidelização de clientes e sustentação de uma marca exigem além de informações de qualidade, seriedade e fatores subjetivos desenvolvidos nos textos de propaganda, matérias e institucionais.

Não adianta apenas ser visto, ou aparecer em primeiro nas buscas do google, é preciso que o usuário se torne cliente. Para isso é preciso envolvimento com a marca, que é provocado por diversos fatores, como imagens e textos de qualidade!

Não adianta entupirmos a rede com informações mal trabalhadas, o usuário não é bobo e vai até as fontes mais confiáveis e sérias!

Assim, conseguir melhores resultados nas buscas não significa resultado para o cliente, apenas demonstra o funcionamento de uma ferramenta.

Abraço.

Fritélix disse...

Olá Luis Carlos!
Por um minuto pensei exatamente como você. Depois vi que o spam, está no forum desde 06/02/2010 e com outros comentários. Negligência ou má fé?
abç

Zézão disse...

Na boa mano! Você usa DORGAS...não é possível!Nosssaaaa escrevi errado!Me processa agora...