Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como fazer uma manifestação política.

Recebi recentemente vários emails convocando para uma grande manifestação dia 7 de setembro as 17 horas.
Quanta inocência, quanta indignação mal direcionada, quanta bobagem. Lembrando de minha atuação no movimento estudantil resolvi escrever 10 metas para esclarecer como promover uma mobilização política. Dou-lhes de graça informações valiosas, não que eu seja bonzinho, é pura arrogância de quem acredita que pode mudar alguma coisa.

1º- Jamais convoque uma passeata ou qualquer movimento para um feriado. Cidadania se exerce em dia útil, feriado é para descansar. Não seja ingênuo, ninguém vai largar um churrasquinho para ir às ruas bater panelas.

2º- Se quer fazer um movimento político realmente consistente procure instituições que lhe apoiem; movimento estudantil, sindicatos, movimento sociais, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, ONGs, etc...

3º- Não divulgue seu movimento em emails ou cartas anônimas, mostre sua cara. Se não tem coragem para isso, nem comece.

4º- Não crie um movimento com nomes tipo: cansei, basta, chega! Isso mostra total falta de conteúdo, é barulho por nada. Sem falar que é pouco objetivo e covarde. Basta por quê? Cansou de quê? Ninguém é trouxa de apoiar uma causa sem saber os detalhes.

5º- Se quer juntar gente nas ruas marque o início da passeata para as 14h. A concentração deve durar até as 18h e depois seguir o seu itinerário. Nesta hora tem mais gente na rua e é possível conseguir apoio de quem está alheio ao movimento.

6º- Não coloque políticos dúbios, ou celebridades a frente da sua luta. O povo precisa se reconhecer para se envolver com a questão.

7º- Material importante: carro de som, faixas, panfletos e informações de apoio na net. Release para ser distribuído a todos os meios de comunicação do local.

8º- Avise a polícia, negocie o tempo de duração e o percurso. Aceite as condições da polícia, com a manifestação na rua eles terão que ceder às suas.

9º- Não conte com os seus amigos para fazer volume, você precisa alcançar gente que realmente queira participar. Lembra das instituições de apoio?

10º- Convide artistas amadores ou desconhecidos para animarem a passeata. Crie paródias com as músicas do momento. Nas primeiras 4 horas de movimento deve haver agitação intensa, slogans para serem gritados por todos, discursos e músicas interessantes.

Aprendi isso aos 17 anos e foi assim que ajudei a organizar algumas manifestações do Impeachment do Collor. E se você vier me dizer que fomos manipulados pela Globo, eu terei que lembrá-lo que a Globo foi a última emissora a documentar as passeatas. Por mais que você não acredite a rede de informação e sustentação da UNE foi a grande responsável pela derrubada do Collor. Ah, é claro que algum partido controlava a UNE nesta época.

12 comentários:

RAFALESTI disse...

MUITO BOA ESSAS DICAS!!
GOSTEI MUITO DA
7º- Material importante: carro de som, faixas, panfletos e informações de apoio na net.

O UNICO PROBLEMA É COMO AVISA A POLICIA QUANDO VC VAI PROTESTA CONTRA UM ORGÃO DELES??
ex:UMA ESCOLA DA POLICIA!

Zilda Mara disse...

Ótimo texto!e eu e uns amigos estamos tentando organizar uma manifestação nacional más esta difícil,descobri que nos foi tirado toda a capacidade de lutar pelo que se quer! muito obrigada pelas belas dicas e sinta se a vontade para participar mais efetivamente.

Raul disse...

As dicas vão ajudar muito. Nós estamos querendo mobilizar as pessoas para a questão da educação. Acho que é uma questão tão válida quanto a do Collor.

Anônimo disse...

Parabens...

São dicas não só úteis como importante nos dias de hoje.

Ganhou um seguidor! :)

MiguelSikora disse...

e como eu entro em contato com a policia? pode ser em qualquer delegacia ou tem uma principal só para isso? e eu preciso avisar detran ou algo do tipo ou só a policia ja basta?

Anônimo disse...

DEZ MANDAMENTOS DA PASSETA POPULAR
1. Não se passeia contra o vento, se não vai cheirar gás. 2. Óleo de soja em saquinho, enseba qualquer visor. 3.Pimenta do Reino e malagueta, em pó fininho c/ farinha de trigo, arde até em olho de borboleta. 4. Máscara de gás se faz com fundo de garrafa PET, cheia de furos e estopa úmida (quase seca). 5. quando a bomba de gás explodir, ou antes, jogar bomba cabeça-de-nego, que o gás não sobe. 6. Passeata tem que ser cobra de sete cabeças, fica mais difícil de acabar (levanta-se o local e divide-se nas ruas, em círculos). 7. a frente da passeata te que ser como ponta de flecha (em cunha), para
dividir quem quiser impedi-la. 8. impedir partidos, políticos e igrejas. 9. convidar sindicatos, só como participantes, sem bandeiras de partido. 10.filmar tudo, pois são plantados agentes para criar tumulto!

Karla disse...

Adorei!

Anônimo disse...

Gostaria de saber como organizar uma manifestação política Pedindo a intervenção militar em todo Brasil?

Unknown disse...

Gostaria de organizar um movimento contra os aumentos de salário com a porcentagem de 16% autorizados para o STF e para MPF por eles mesmo... Pq que o aumento do salário mínimo só pode ser em 10 reais a mais?

Movimento #tambémautorizamosnossoaumento

Unknown disse...

Se houver algum interessado em apoiar ou que tenha experiência me contate?

(61) 981659099

Anônimo disse...

Péssimo... organizei e ainda organizo diversas manifestações aos finais de semana justamente para não atrapalhar a vida das pessoas... você pode se manifestar de forma civilizada sem atrapalhar trânsito e fora da hora do rush... acho que deveriam aprender com a turma do Bolsonaro como organizar passeatas de sucesso e sem incomodar quem trabalha.

Anônimo disse...

E outra... você tem que avisar a prefeitura e a PM e não pode marcar manifestação se outra tiver sido marcada previamente para o mesmo local... artigo 5º, XVI da CF/88.