Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Obrigado Jovens!

-->

Eu tenho 39 anos, sempre gostei de multidões e política. Já perdi a conta das mobilizações, comícios, passeatas, atos e marchas que participei. Mas nunca tive que defender minha ideologia com tanta força como hoje. Nunca imaginei que aqui em BH a esquerda seria hostilizada e demonizada como vi hoje. Nunca imaginei que iria retroceder no tempo e ter que defender liberdade! Achava que conquistas não retrocedem. Engano, vocês me mostraram diferente.

Em 1984, havia um ano que eu morava em BH na Caetés com Guarani. Num dia, que não me lembro  ao certo, um grupo de primas, primos e amigos se reuniu em minha casa para ir a uma manifestação. Era as Diretas Já, um comício, acho que chamavam assim, depois de insistir com a minha mãe e com o apoio dos primos mais velhos, fui.

Dizem que reuniu mais de 100 mil pessoas, lembro que o clima era de festa, todo mundo parado escutando diversos políticos discursarem, muitas bandeiras de diversos partidos. Andamos pela multidão até achar um local tranqüilo pra ficar. Nem prestei atenção em quem falava, curti estar no meio da multidão e ficava sacando tudo. Meus irmãos cuidavam de mim com muita atenção, acho que ficaram tensos com a minha presença. Minhas primas eram muito engraçadas, usavam umas roupas coloridas, estrelas vermelhas e trocávamos muitas idéias sobre política. Foi assim que aprendi o que é direita, esquerda, comunismo, socialismo, fascismo, liberalismo e democracia.

Em 92 participei do Fora Collor. Destas, que foram várias marchas, guardo recordações incríveis. Parávamos até escola particular, tudo articulado entre os grêmios. No municipal, negociávamos com os professores e eles nos liberavam no terceiro horário, já valia dia letivo. Depois saíamos passando nos colégios e chamando a galera. O grêmio que já estava avisado, negociava com a diretoria e o segundo grau descia. Seguíamos para a praça Afonso Arinos e fazíamos atos com falas diversas. A Kombi de som era emprestada de um sindicato e o material gráfico era doação de outro. As marchas foram crescendo até que um dia começaram a aparecer na TV. Já tinha quatro meses que manifestávamos e as redes de televisão não passavam nada, ou diziam ser por motivos outros.

Depois disso participei de manifestações contra as privatização, greves dos professores, Grito dos Excluídos, Encontro dos Movimentos Sociais, Fora Lacerda e das Marchas, Mundial das Mulheres, das Vadias, LGBT e da maconha. Em todas estas manifestações nunca tive que defender uma postura de esquerda. Todos que estavam nelas são de esquerda. Ah, e não posso deixar de citar as marchas de luta por moradia e em defesa das ocupações em BH. Estamos juntos e misturados!

Mas de uma manifestação para outra a coisa muda e de repente carregar uma bandeira de partido é ser chamado de oportunista. Levar uma bandeira vermelha tornou-se motivo para correr risco de ser agredido. Uma horda de bárbaros agindo orquestradamente começa vaiando, depois mandando abaixar e em seguida agredindo. Uma tropa de frente cuida do contato físico, enquanto na retaguarda uma tropa de play boys incita a juventude a gritar: sem partido! Sem partido!

Meu irmão eu lhe digo: o baque é louco! Hoje por diversas vezes dialoguei com os jovens e tentei explicar o que são aqueles partidos que levam bandeiras. Aqueles partidos que ainda tem bandeiras. Aqueles partidos que sempre denunciaram a máfia do transporte público e os aumentos abusivos. Aqueles partidos que não recebem financiamento de empresas de ônibus. Mas a inocência cega segue o líder sem questionar e não escuta estranhos, ou melhor, acompanha estranhos só no facebook.

Jovens não irei lhes explicar o que é ser de esquerda, ou o que são aqueles partidos, ou sobre o que lutamos juntos. Não quero pagar de professor, nem de pai. Porque mesmo que você não saiba, por ter ido as ruas hoje você é esquerda! Na nossa direita estão os donos das empresas de ônibus. Sacou? Ah, e um pouco além da esquerda estão os anarquistas, eles fazem black blocks, ações pacifistas, procure conhecer, eles são jovens como você.

Meus irmãos, você aí que passou dos trinta e entende do que falo, saia de casa neste sábado, vamos nos encontrar na praça sete às 10h da manhã, vá de vermelho pela luta internacional. Vamos levar nossas bandeiras de todas as cores, as roxo e rosas dos movimentos das mulheres, as laranjas das lutas contra o prefeito e as amarelas do Copac. E vamos fazer uma grande corrente democrática. Fascistas não passarão!

22 comentários:

thiago moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu sei que só tem aparecido bandeira do psol e pstu (entendo q sao quem mais participam de movimentos sociais, por isso aparecem) - qdo gritam "aqui nao tem partido" nao é pessoal com esses partidos.. é a qualquer partido que aparecer em bandeira explícita! Então não leve para o lado pessoal com a esquerda!
E não seja preconceituoso (como os direitistas que você mesmo cita) ao dizer que quem insufla os manifestantes a cantar "fora partido" de play boys de camisa da lacost... pq julgar se o que pede é não ser julgado não faz o menor sentido e não soa nada bem.


E deixo claro que eu sou a favor de cada um levar a bandeira que quiser...seja as vermelhas, as azuis, as brancas ou a cor que bem entender... Se uma das coisas que me leva às ruas é o direito de me manifestar, não faz sentido eu tolher alguém seja de esquerda, direita ou indeciso!!!

Anônimo disse...

20 mil nas ruas hoje, agora só falta marcharmos ao mega-space e começar o axé brasil. Hoje o tour pela cidade + micareta foi com entrada franca. Que palhaçada é essa gente? Pessoal com bolsa térmica com cerveja, cartazes dos mais variados como "to puto fiz um cartaz" "saimos da punheta" "you shall not pass" "fora fifa, eu jogo é PES", fora as mais diversas poses para 'revolucionar no facebook'. Isso é sério, não é o encontro dos bródi na esquina nem o concurso de cartazes engraçados. E o resultado já tá aí, R$0,05 de desconto pelo show de horror. Vamos nos conscientizar de uma vez por todas para sábado não terminar como um arraial de belô.

Anônimo disse...

Anônimo 1, parece que vc não foi as manifestações, não é apenas pessoal com estes partidos, eles agridem, dão porrada em quem é de partido! E eu não julguei ninguém eu fiz uma descrição dos personagens e não disse que eles usam lacoste. hahahaha...
Abç
Fritélix

Janine disse...

Cade o curtir? #falotudo

Anônimo disse...

Seria interessante o senhor pesquisar sobre a Nova Ordem Mundial. Eles controlam tudo, não importa o partido. Tem vários docs sobre isso, zeitgeist é um. O senhor acha certo o "Foro de São Paulo"? Entenda q é um consciente coletivo, não importa partido, cor, raça e país.....Somos todos UM.

coordenação do Movimento cívico e voluntário Ética Já! disse...

Meu amigo, com todo respeito, também militamos a muito tempo, mas por causas opostas. Ao levantar uma bandeira do PSTU, do PCO, do PCdoB, da CUT você está do lado de toda essa corja que está no poder. Ninguém em sã consciência é contra a liberdade de expressão, somos contra o oportunismo imoral (ou seria ingenuidade da parte de vocês?) dos partidos políticos que nada fazem em relação à corrupção (pelo contrário, ainda querem mais impunidade, vide PEC 37), a alta carga tributária sufocando os cidadãos deste país, em nome de uma "justiça social", fajuta, mentirosa, baseada em assistencialismo, agigantamento do estado, nas três esferas, nos três poderes, somos contra o pão e circo. O Movimento Passe Livre já abandonou o bagulho, pois o que está em pauta agora é o fim da corrupção, o fim da impunidade, a punição imediata dos condenados, e redução dos impostos, enfim, essas são causas que as bandeiras vermelhas estão nas fileiras opostas. E diga você, não queira enxugar gelo, amanhã será maior. Não queremso um "estado" paternalista, queremos ética. Saudações anti-vermelhos!

Renata disse...

"Aqueles partidos que sempre denunciaram a máfia do transporte público e os aumentos abusivos."

1) E por que não fazem nada agora que chegaram lá? A luta era só para chegar ao poder?

2) Por que o PT não foi para as ruas antes? Por que não levantaram suas bandeiras e foram até as obras do BRT exigir explicações? Por que ficaram calados até agora?

3) A corrupção é somente na Prefeitura de Belo Horizonte ou no Governo de Minas Gerais? O Governo Federal está limpo?
3.1) Se não está, vai levantar a bandeira do PT por que? O PT é governo agora, gente!

4) O que as gestões passadas do PT fizeram pelos professores? Pela educação? Pela saúde? Preciso mencionar a Escola Plural? Preciso lembrar que o PT apoiava o sr Lacerda até um ano atrás?

Não interessa se o partido é de esquerda, de centro-esquerda, ou sei-lá-o-que-esquerda. Chegou lá e não cumpriu o que prometeu. Chegou lá e praticou corrupção igual aos outros. Chegou lá e fez acordos com grandes empresários de direita, igual aos outros.

E não estou usando a expressão "os outros" para não citar o PSDB. O PSDB nem precisa ser citado, pois graças a Deus as pessoas não o esquecem, e não esquecem toda a corrupção de seus governos. Estou usando esta expressão para englobar outros partidos, como por exemplo, o PRN, partido pelo qual Fernando Collor se elegeu em 1989. Partido que lançou Renan Calheiros. Partido ligado a vários empresários e grandes latifundiários, conhecido atualmente como PTC. E, partido que hoje faz parte da base do governo do PT.

Você quer que o povo defenda uma partido que lutou ferozmente contra Collor e hoje o recebe de braços abertos? Que pregava combate à corrupção e hoje convida Sarney, Renan Calheiros, Newton Cardoso, dentre outros, para fazer parte do governo?

Não cara, não farei isso. Ser contra o PSDB e todos seus ladrões não implica e nem pode implicar em fazer vista grossa à toda a corrupção na qual o PT se afundou.

O PT não tem que ir manifestar junto com o povo. Tem é que se explicar! Tem é que tomar uma atitude, tirar todos esses safados que permitiu em seu governo, e voltar a ser um partido do povo. Tem que acabar com esses esquemas de corrupção, de desvio de dinheiro, e investir na educação e na saúde.

Porque este PT que está aí não vai ter meu apoio nunca mais!

Anônimo disse...

Fidelis, discordo totalmente. Não foram playboys que gritaram sem partido, eu gritei, todos gritaram, e acho sim oportunismo transformar uma manifestação espontânea total da populaçã e empurrar a sua crença nos outros. Não tem mais partido que não é bancado, não tem mais partido que não é corrupto, vc que está dentro deles deveria saber faz tempo. Eu já estive e saí por ver que a distância que nos separava dos de "direita" já era mínima. Tenha um pouco mais de respeito pelas pessoas que estão ali, junto a você, tentando mudar o país. Não são de direita os que gritam "sem partido", é o povo.

Anônimo disse...

AH não. Que loucura cara. Como tem gente sem nexo... que direito tem qualquer um de querer proibir qualquer bandeira? ainda mais à força como tem acontecido.

Tem gente metendo o pau no PT aqui... Eu, (que fique bem claro que EU, EUUUUU, EU!) não vi uma bandeira sequer do PT, se teve foi minoria.

O PT na minha opinião traiu os ideais que os colocou no poder sim, mas isso não quer dizer que a história certamente vai se repetir (depende mais de nós do que dos partidos).

Anônimo disse...

Você acha mesmo que o PT não recebe dinheiro de empresas? Pode até ser que de empresas de transporte não, mas é muita ingenuidade sua....

Unknown disse...

Acho que vc não entendeu que isso tudo é contra, principalmente o PT e todos os partidos politicos que deixaram o país do jeito que está.
Politicos e principalmente o PT são os CULPADOS por isso. Como vcs podem querer estar contra o que vcs mesmos criaram?
Isso é um contra senso. Vc não pode apoiar quem está contra vc e achar que é normal.
Isso se chama "MENTIRA".

Anônimo disse...

Não é possível que os partidos ditos de esquerda não tenham entendido ainda que a questão não está em partidos, que escolher entre um partido e outro não muda nada - o PT nos provou isso e sim, o PT apareceu nas marchas com a "grande" idéia de fazer uma manifestação pró-PT nesse momento! Tivemos PSDB e PT no poder nos últimos anos e o que vimos foi que a postura de ambos é muito semelhante frente aos problemas estruturais. O PT era de esquerda e agora não é mais? Ou a questão não está na política partidária? Cada vez vamos reduzindo nossas possibilidades aos partidos que sobraram e que ainda não estiveram no poder para provar se lá farão mesmo algo - como o PT não fez... Tem gente de todo tipo nas manifestações e uma coisa que me deixa feliz é ver os estereótipos caindo, tanto da direita quanto da esquerda... Não há como dividir os partidos entre direita e esquerda e também não há como dividir a população que se manifesta nesses dois campos... Também não se pode dividir entre mauricinhos e pobres... Os partidos de esquerda precisam ver isso e não ficarem se fazendo de coitados e ditando o que é certo e o que é errado, vá para a manifestação para lutar por suas idéias mas não precisa levar a bandeia de seu partido, pois para grande parte das pessoas - e não só para aqueles que nunce se envolveram em política antes - ele não representa mais o que representava... Esse é o legado do PT no poder.

Anônimo disse...

É triste ler os comentários, com o da "coordenação do Movimento cívico e voluntário Ética Já!" que não sabe diferenciar PCB de PCdoB, PSTU de PT... não sei se é ignorância ou má fé! O fato é que PSTU não está no poder, PSol não está no poder e não aceitam financiamento de grandes empresas, muito menos de empresas de ônibus.
E por favor meu amigo, não me venho com nova ordem mundial e zeinstger, que isso é literatura de gente alienada e paranoica!
Abç,

Fritélix

Anônimo disse...

E o mais engraçado é que o pessoal ainda acha que o PT representa a esquerda! hahahahahaha... desde que começou a receber dinheiro de empresas, da mesma fora que o PSDB, o PMDB, o DEM, o PCdoB, o PSB, o PSD, o PV, são todos farinha do mesmo saco! Partidos que se diziam de esquerda e hoje atuam como direita!
Pstu e Psol não recebem dinheiro de grandes empresas e só eles levaram bandeiras as marchas. O que percebo nos comentários é que falta politizar o discurso alienante que as mídias impõem e não digo só a mídia TV, digo dos hoaux e mentiras lançados por pessoas sem caráter nas redes! Se liguem!
Abç,

Fritélix

Cinara disse...

Então,eu tenho ouvido taaanto sobre os gritos de "Sem Partido"... Tenho ouvido gente falando até que isso é coisa de fascista. Gente,peensa um pouco.Até parece que aquele povo todo que estava na manifestação sabe o que é Fascista! Alguns sabiam,claro. O que o pessoal dos partidos tem que entender,é que a maioria dos que estavam manifestando não faz parte de grupo politico nenhum,e acima disso,estão toodos cansados da roubalheira de cada dia.O fato deles não aceitarem partidos mostra a indignação com a politica,a indignação por ser feito de bobo todos os dias.

Imprimimais disse...

Cade o curtir? #falotudo2

Anônimo disse...

O esquema é a nova ordem mundial sim, gostei do que li postado por um anonimo. Sou a favor do movimento ser sem partido porque entendo que este modelo não traz o melhor para o momento. Pra começar, nao sou petista e muito menos psdbista, ou qualquer outro. E também nao preciso de ninguém pra me dizer o q sao os partidos. Agora dizer q o cara q sai nas ruas ja e esquerda e brincadeira.Cara,q governo é esse de esquerda q a presidente vai para os hoteis mais caros e luxuosos do mundo com uma comissao gigantesca? Tudo o q a politica tem causado sao planos pelo poder. Sou a favor do bolsa familia, porque nao quero nenhum irmao na miseria, mas quero muito mais, muito mais. Educaçao q e o principal nao vejo ninguem dar, e olha q ja teve 8 anos de Lula e agora Dilma, isso num governo q brada aos mundos como o Brasil está bem.Se está tao bem, acho q o minimo é escola nao? Enfim, por mais q a gente faça revolução, o olho do dragao é a nova ordem mundial e ai o buraco é bem mais embaixo. Por um mundo melhor, assim como o occupy wall street q foi sem bandeira!Anonimo3

Francisco Moreira disse...

Amigo,
Sou contra a presença de partidos. Já vimos que partido nenhum é confiável, o PT era o símbolo da esquerda e o que ele fez quando alcançou o poder? Então acho que não se trata de esquerda ou direita!!! AGORA DEVEMOS SER UM SÓ O POVÃO, mas com líderes com ideais éticos.
chicoprojeto@gmail.com

Chico disse...

Já descobri que sou de esquerda, mudei de ideia e apoio partidos de esquerda na manifestação.
Estou estudando e aos poucos deixando de ser alienado politicamente.
Francisco Moreira

Anônimo disse...

É claro que o Brasileiro vive uma crise de representação partidária, nenhum partido me representa.
Mas também fica claro a dificuldade de diálogo dos pequenos partidos de esquerda.
Vi comentários que colocam PT, PSOL e PSTU no mesmo balaio, não sabem a enorme diferença que há, e isso não é culpa do cidadão, mas dos partidos que não se apresentaram de uma forma mais próxima.
E para título de esclarecimento: na Itália na década de 30 os fascistas não tinham partido e iam para as manifestações gritar: sem partido! Esta é uma manifestação do povo! Até os anarquistas compraram esta idéia, até que criaram o partido nacional socialista e tomaram o poder implantando a ditadura de Mussolini. Quando menos sabemos, mais somos manipuláveis. Obrigado a todos os comentários. abç
Fritélix

Sophia disse...

você parou de escrever? eu costumava gostar...