Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Não vai ter Copa ou Copa pra quem?







Recentemente o Governo Federal lançou a campanha “Vai ter Copa” nas redes sociais. Governo e seus apoiadores imediatamente começaram a produzir artigos justificando porque vamos ter Copa e alguns articulistas chegam a acusar os manifestantes de serem anti-patriotas, desinformados, manipulados pela mídia, inimigos do Brasil, fantoches de gente que quer derrubar a presidente. A histeria descontrolada é típica de quem perdeu a razão, de quem não sabe mais o que dizer. Mas aonde foi que este pessoal se perdeu? Bem, não tenho a resposta, mas algumas intuições.

O grito Não Vai Ter Copa surgiu nas ruas, espontaneamente, impossível dizer quem o criou. Aqui em Belo Horizonte muitos se lembram de quando escutaram pela primeira vez e repetimos a plenos pulmões. No dia 26 de junho, na avenida Abraão Caram – acesso ao Mineirão – esquina com av. Antônio Carlos, um grupo de manifestantes foi acuado pela Rotam de um lado, tropa de Choque do outro e cavalaria avançando sobre eles. Não havia para onde correr, até que o próprio Choque, em cena de Os Trapalhões, lançou bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral não apenas sobre os manifestantes, mas sobre a própria cavalaria. Sem proteção os cavaleiros ficaram na dúvida entre prosseguir ou recuar. Foi a senha. Centenas de jovens com paus e pedras na mão avançaram sobre a cavalaria que foi obrigada a recuar. Avançando sobre a cavalaria os jovens gritavam: não vai ter Copa! Não vai ter Copa! Não vai ter Copa! 

Das ruas para as redes o Não vai ter copa, virou a hashtag: #nãovaitercopa e viralizou pelo país. É contra estas pessoas que o Governo Federal lançou o: #vaitercopa. E aqui está um grande engano. Aliás, uma grande omissão do governo federal. Mais uma.
Desde janeiro de 2010, nas doze cidades sedes da Copa, estão organizados os COPACs – Comitês Populares dos Atingidos Pela Copa – e nacionalmente articulados na ANCOP – Articulação Nacional dos Comitês Populares. Os comitês são construídos por movimentos sociais e ativistas que estão sentindo de perto os efeitos nefastos da Copa. Gente que perdeu casa, trabalho, que está sendo ameaçado nas ruas e ativistas que conheceram o legado negativo das outras Copas e o modelo de negócio implantado pela Fifa. Estamos sempre perguntando: Esta Copa é para quem? Copa pra quem? Em 2013 recebemos a visita do Escritório Presidencial, vieram acompanhar as obras para a Copa e saber sobre as denúncias que estávamos fazendo. Nunca ficamos sabendo do resultado desta visita, mas imaginamos como foi. 

As obras de mobilidade urbana do PAC2, ou PAC da Copa, estavam em andamento, uma delas, a implantação do BRT na Av. Pedro I foi investigada pela Polícia Federal. O filho do prefeito de Belo Horizonte, Thiago Lacerda, atual Secretário Estadual da Copa – não seria isso nepotismo cruzado? – foi pego em gravação telefônica repassando a concorrência vencida pela Delta do Cachoeira para três empresas de amigos seus. O caso nunca passou de uma matéria em jornal e nunca soubemos o desenrolar, a av. Pedro I está quase pronta e as empresas dos amigos do filho do prefeito executaram a obra. Porque será que a investigação não foi à frente?

Outra investigação que gostaríamos de ver é sobre o contrato do Minas Arena que garante lucros aos investidores mesmo se a arena der prejuízo. Capitalismo sem risco? Ainda temos um longo embate com a prefeitura e o governo do estado para conseguir a volta definitiva da Feira do Mineirão, agora em novo espaço, que está em negociação com a PBH. E a definição sobre os rumos da Feira do Mineirinho, que o Estado ainda não sabe como resolver. 

Estes são apenas alguns pontos e que nada tem a ver com o governo federal. São questões locais como a perseguição à população de rua que a prefeitura de Belo Horizonte insiste em fazer usando os métodos mais nefastos de intimidação, coação e violência física. Pessoas estão sumindo das ruas da nossa cidade e isso não tem nada a ver com o governo Dilma. 

Então Senhora presidente antes de responder afobadamente às ruas, escute-nos. Não é só o PT que queria ganhar visibilidade realizando a Copa. Aqui em Minas, no Rio ou em Fortaleza, os prefeitos e governadores querem também tirar a sua casquinha com a Copa. O governador Mineiro do PSDB não perde a oportunidade de dizer que faremos o melhor, o senador do PSDB repete o coro e diz que em Minas será diferente. Logo são seguidos pelo prefeito do PSB e seu filho, que parece não saber o que diz, mas aprendeu a repetir a cartilha do pai e dos amigos do pai, que não são do seu partido, presidente.
Meus amigos governistas, os quais respeito pelas histórias de luta e envolvimento político, vamos cair na real? Acreditar que as manifestações são exclusivamente contra o governo federal é cair na pegadinha do PIG – Partido da Imprensa Golpista - que vocês tanto denunciam. Abraçar argumentos levianos que escondem os abusos para a realização dos jogos é triste e não faz o perfil de vocês. Esta Copa não é um jogo PT X PSDB, esta Copa é um jogo Fifa X Brasileiros. E mesmo que a oposição acredite e tente lhes convencer, - acho que vocês caíram muito fácil na pegadinha do PIG - dificilmente ter ou não Copa influenciará na eleição de Dilma.

Afinal, vamos nos perguntar: copa pra quem? Copa para as mega empreiteiras construírem os estádios mais caros do mundo? Copa para se construir a toque de caixa obras de mobilidade que na grande maioria não servem para as cidades? Copa com exigências que ferem nossos direitos constitucionais? Copa com intervenção militar? Copa com segregação e elitização dos nossos estádios? Copa com perseguição e morte da população de rua? Copa das exclusões? Copa que espera legados fantasiados pela Fifa e que nunca ocorreram em outros países? Copa pra quem? 

*Imagens capturadas de blogs de diferentes cidade no Brasil onde a população esta mobilizada e se perguntando: Copa pra quem?

3 comentários:

Anônimo disse...

Não entra na minha cabeça como é que alguém pode acreditar que não vai ter Copa. A tabela está pronta, jogos definidos, ingressos vendidos. Ê governozinho ruim de serviço este da Dilma, consegue ser pior até que o governo Lula.

Anônimo disse...

O comentario acima falou tudo... Esse blog é apenas um derrotado tentando aparecer falando asneiras que não fazem sentido algum....

Anônimo disse...

Acho que vc não entendeu o texto, em nenhum momento afirmo que não vai ter copa, apenas pergunto: copa pra quem?
Ah, e eu acredito que vai ter copa, só não será como a Fifa esperava... rsrsrs...
Abç,
Fidélis