Acredito no estado eterno de mudanças.

Gosto de ver as mudanças da vida. Ontem criança, hoje adulto, amanhã idoso. Este espaço é para provocar diálogos que possam ajudar a mudar o meu jeito de olhar. E quem sabe você também entra nessa? Seja bem vindo, comente, critique, o anonimato aqui é bem vindo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sobre o tempo

"Aproveitar o tempo! Mas o que é o tempo que eu o aproveite? Aproveitar o tempo! Nenhum dia sem linhas... Tirar da alma os bocados precisos-nem mais nem menos-Para com eles juntar os cubos que farão gravuras certas na história(e estão certas também do lado de baixo que não se vê)...Pôr as sensações em castelo de cartas, E os pensamentos em dominó, igual contra igual. ...Verbalismo, Sim verbalismo... Aproveitar o tempo! Não ter um minuto sequer que o exame de consciência desconheça...Não ter um ato indefinido ou factício...Não ter um movimento desconforme com propósitos...Boas maneiras da alma... Elegância de persistir...Aproveitar o tempo! Ah! Deixem-me não aproveitar nada! Nem tempo nem ser, nem memórias de tempo ou de ser! Deixem-me ser uma folha de árvore, titilada por brisas, A poeira de uma estrada involuntária e sozinha,O pião do garoto que vai a parar e oscila no mesmo movimento que o da Terra estremece, no mesmo movimento que o da alma, E cai, como caem os Deuses, no chão do Destino." F. Pessoa

Eu li isso no scrap de uma amiga e escrevi para ela:

O tempo é mais uma convenção que inventaram para nos formatar.
O tempo é parte dos seres, assim como a consciência, o instinto e os sentimentos.
Quando nos separamos da natureza, perdemos um tanto de instintos e colocamos o tempo para fora da gente, no outro.

Quem lê viaja. Ministério da Educação e Cultura.

terça-feira, 3 de março de 2009

Vende-se letras

E entre uma resenha futebolística e outra alguém começa um papo de melhor nível:

Te agradeço enormemente meu grande amigo. Ainda estou lhe devendo os comentários sobre seus textos, mas em breve rolará. Não pense que eu me esqueci. Quero inclusive utilizar este meio para divulgar meus trabalhos como cineasta e poeta. Espero ver textos seus por aqui também! Um Grande abraço.
Helder Quiroga

Minha resposta explica porque não publico mais textos inéditos neste blog.

Hei Camarada!
Não divulgo meus escritos por este meio, devido há várias circunstâncias este é um meio que se tornou poluido e malfadado. Quando se publica por aqui ou em blogs, levamos nossas idéias no meio de um turbilhão que só confunde e mistura alhos com bugalhos. Esta é uma discussão que dá pano pra manga, já fui acusado de elitista, comerciante de arte, mercantilista das letras e outras alcunhas menos nobres. O certo é que procuro meios de divulgar meus escritos e ser remunerado por isso. Mas tem um povo por ai que insiste na idéia de artista pobre. E vamos que vamos! abç

E você caro leitor, o que acha!? Como vamos remunerar os escritores no futuro?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Resenha

Entre um diálogo e outro, aconteceu mais um clássico mineiro.
O Cruzeiro venceu mais uma vez o atretico.
Já são 10 jogos sem vitória do atretico, 9 vitórias do Cruzeiro e 1 empate.

Atreticano ilustre entra na conversa:

ilustrizimo amigo fritelix
operaro o atrético no mineiraõ ogi
um penauti crarissimo no carlos alberto
cuando o jogo nem tinha comesado
e o ladrau do alicio feizi que num viu
um abrisudo o que ele feizi co nois
e o pior foi qui ele tinha que te dado
o cartaõ vremeio pro jogado das maria
desse geito que as coisa anda
num tem o que faze pra nois ganha uma!
e os crusamento na área do fabiu?
se é eu lá era queicho no peitio e adeus...
e o que falar no tropero que é 7 real?
atreticano vai no campo é roubado
chora e ainda paça fome!!!
abrasso!

(dario maravilha)

Cruzeirense sensato responde:

A verdade entre Cruzeiro x Atlético
Já tem muitos anos que o Atlético não tem time pra competir com o Cruzeiro.
Vez ou outra, jogando na vontade e na raça e contando com uma apresentação ruim do Cruzeiro, consegue uma vitória.
A verdade é que o Atlético mal consegue disputar o campeonato mineiro.

Nos últimos anos o Atlético vem usando de artifícios extra-campo, numa tentativa desesperada de se manter como time "grande", que não é faz tempo.
Isso sem falar da imprensa mineira, que é uma mãe pro Atlético.
Azar dos torcedores atleticanos, que são iludidos a cada dia por esse bando de maus profissionais, que dão nojo.

Vamos aos fatos dos últimos anos:

- Pagou pra não cair pra 2a divisão em 2004,
- Caiu em 2005,
- Não tem dinheiro para contratar e todo ano pelo menos um time do interior com estrutura menor acaba na frente.
- Tem uma dívida que beira os 200 milhões
- A torcida não aguenta mais e vem diminuindo aos poucos
- O time não ganha um título que preste há mais de 30 anos
E como não dá pra ganhar em campo, a culpa é do juiz, da federação mineira, do presidente, do azar, da Lei de Murphy, dos times europeus que não compraram o Ramires, e por aí vai..

Tá na hora de admitir a imensa disparidade que existe entre Cruzeiro e Atlético e aceitar os fatos como eles são.
O que dá vergonha desse time ser de Minas é essa tentativa desesperada de colocar a culpa em tudo e em todos pelo fracasso do time, acentuado principalmente nas últimas duas décadas.
Será que existe um complô há 20 anos a favor do Cruzeiro e ninguém fez nada ?
Tomem vergonha e tirem a parte do hino que diz: "Honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial", porque se em Minas o Atlético é a 3a ou 4a força, o que dirá no cenário mundial ?
Tomem vergonha e parem com esse chororô todo jogo.
Tomem vergonha e parem de tentar intimidar a arbitragem para serem favorecidos nos próximos jogos.
E se não der pra tomar vergonha na cara, fechem as portas que será mais digno!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Diálogo Futebolístico II

framenguista

julio cesar, juan, felipe melo e adriano
todos formados na gávea
o mengão é a base da seleção!

Cruzeirense

luizinho, Cerezo e eder aleixo,
todos formados na base do atretico.
Tele Santana

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Diálogo futebolístico via scrap.

O framenguista:
as marias ganharam a copa revétria
com times sem expressão do uruguai e o patético
e vão cumprir tabela na libertadores
contra equipes da bolívia, venezuela e peru.
lembrando que o atual campeão é um time do equador
país de enorme tradição futebolística.
enquanto isso o mengão lidera a taça guanabara
o torneio mais importante de todos!
equipes como o fluminense de romerito
o botafogo de garrincha, gérson, didi e josimar
e o vasco de roberto dinamite e romário
valorizam o campeonato carioca...
sem falar no tradicional americano de campos
o cabofriense, melhor equipe de cabo frio
e o bangu, o time da contravenção.
importante também é o clássico de xerém
disputado entre duque de caxias e tigres.
ah! e o voltaço do lendário júnior baiano.
o torneio é tão disputado que o glorioso américa
de edu coimbra e luizinho tombo caiu pra série b
até +


O Cruzeirense:

Fala sério!
Um campeonato que se sustenta graças a corrupção e aos grandes meios de comunicação de massa! Eurico já era meu amigo! Dinamite é presidente do maior rival do seu time, o vascoco que caiu pra segundona, igualmente fluminense e botafogo - se não caiu ainda, já devia ter caído - espero que você tome consciência. Sei das suas origens mineiras e lamento essa má influencia carioca.
Consideravelmente,

F.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Tempos de lei seca.

_Quem vai dirigir toma o ácido. O resto pode ficar na cervejinha mesmo.

Não possuo automóvel, minha habilitação serve para pouca coisa, uma delas é substituir a carteira de identidade. Segundo um policial que me abordou outro dia, a foto da minha carteira não retrata a minha pessoa.
_Uai, mas claro, ai eu tinha 10 anos! Lógico que sou outra pessoa.
_Não pode.
_Não pode o quê Senhor Guarda, ser outra pessoa?
_Não. Não pode carteira de identidade com foto antiga.
_Uai, mas vocês não conferem o número e coisa e tal?
_É mas a Lei exige. Pode ser que alguém faça de má fé.
_Ainda bem que eu tenho a carteira de motorista.
_E este papelzinho quadrado ai dentro do plástico da habilitação?
_Ah, é que tô guardando para quando precisar dirigir e não puder beber.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ninguém é perfeito, muito menos aos pares.

_Nossa cara, que frase legal! Onde você leu?
_Em lugar nenhum eu pensei quando estava preenchendo o perfil no orkut e vi lá: par perfeito.
_Ah, qual é!? Você já havia lido antes em algum lugar.
_Nunca. Tenho certeza.
_Então prova.
_Uai, vai lá no meu perfil do orkut e vê, tem uns dias que postei lá.
_Ah tá, e orkut é prova de alguma coisa!?
_Não posso fazer nada, ou você acredita ou não.

Foi este o diálogo semana passada quando encontrei um conhecido dos tempos de faculdade e ele me contava que havia terminado o namoro de 7 anos. Ontem, como combinamos, encontramos com a turma toda. Cheguei quando todos já conversavam animadamente. Sentei ao lado deste sujeito e ele em determinado momento contou para uma amiga em comum, que havia terminado o namoro e ela:
_Ah que chato, achava a Lu tão legal!
_É são coisas da vida.
_Mas o que aconteceu pra vocês terminarem assim, do nada?
_Não sei bem, não entendi onde falhei.
_Ah, não se culpe, você não é perfeito.
_É, ninguém é perfeito, muito menos aos pares.
_Nossa, que verdade, onde você leu esta frase?
_Ah, foi a conclusão que eu cheguei depois desta!
_Nossa, adorei!

Pedi uma pinga. Pode um negócio desse!?